A atriz e comediante, Fabiana Karla, recentemente compartilhou um pouco da sua experiência com o TDAH, uma condição que provoca dificuldades de atenção e hiperatividade. Em sua participação no especial CARAS Inverno, a atriz falou abertamente sobre como o diagnóstico tardio a ajudou a entender e lidar melhor com os desafios que enfrentava no dia a dia.
Fabiana começou a conversa destacando a importância de se falar sobre o TDAH e de buscar informações sobre o assunto. Segundo ela, é crucial que as pessoas se informem e procurem profissionais especializados para entender melhor a condição. “Eu sempre falo muito sobre o TDAH, porque acho que é algo que precisamos legitimar e discutir. A informação é vital. Eu só descobri isso mais tarde e, por um tempo, isso me consumiu bastante. Mas também acabou me impulsionando, porque meu hiper foco se concentrou todo no meu trabalho. Mesmo assim, é algo que exige muita energia”, disse Fabiana.
Diagnosticada há dois anos, Fabiana conta que começou a procurar ajuda quando percebeu que estava com dificuldades para realizar tarefas simples, até mesmo aquelas relacionadas ao seu trabalho, que sempre foi uma fonte de prazer para ela. “Quando fui diagnosticada, comecei a entender que minha falta de foco estava afetando minha vida. Eu sempre tentava olhar nos olhos das pessoas enquanto falava com elas. Mas quando percebi que meu foco estava estranho e eu vivia inquieta, sentindo que devia algo e não podia descansar, isso gerava uma culpa enorme. Comecei a entender que precisava cuidar disso”, explicou.